10 motivos para descobrir a Papua Nova Guiné

A Papua Nova Guiné é um país praticamente intocado e ainda desconhecido para muitas pessoas. Entre lendas sobre canibalismo, tribos isoladas e ilhas paradisíacas, o país figura entre um dos destinos mais exóticos do mundo, ainda que cercado de mistérios. Confira “10 motivos para descobrir a Papua Nova Guiné” e se deslumbre com um país pouco explorado e com uma cultura única no mundo!

vida tribal na papua nova guine
Foto: Jimmy Nelson (http://www.beforethey.com/)

1 – Vida Tribal

Com mais de 50.000 anos de ocupação humana, 6.000 anos de agricultura e 4 períodos de ocupação colonial, pouco mudou desde a pré-história na Papua Nova Guiné, e 87% da população ainda vive na zona rural como séculos atrás.
Não há tribos intocadas ou pessoas vestindo máscaras e fazendo rituais, mas o povo tem a posse de terra como maior bem, praticando agricultura de subsistência em um incrível espírito de coletividade. Sem dúvida é uma das culturas mais preservadas do mundo atualmente!
vida tribal na papua nova guineEntenda : Gostaria de entender mais sobre a cultura na Papua Nova Guiné? Não deixe de ler “Desmistificando a vida tribal na Papua Nova Guiné“.

2 – Clima Tropical

Com uma umidade extrema e temperaturas médias entre 30˚e 40˚, a Papua Nova Guiné, situada bem próxima à linha do Equador, tem um clima tropical bem definido.
Com pouca variação na temperatura,  as diferentes “estações” do ano são a chuvosa (Outubro a Março) e a seca (Abril a Setembro), sendo esta última uma boa pedida para aqueles que gostam de aproveitar um calor extra próximo às praias do país.

3 – Diferentes Paisagens

Por ser um país insular bem no Círculo de Fogo do Pacífico, a Papua Nova Guiné apresenta distintas paisagens em todo o território. São belíssimas praias paradisíacas, florestas tropicais, vulcões ativos, regiões pantanosas e até mesmo montanhas, incluindo o Mt Wilhem, a montanha mais alta da Oceania.

4 lugares incriveis papua nova guine
Foto: Ian @ ThePaperboy.com (CC BY 2.0)

Leia mais: Quer conhecer alguns pontos turísitcos do país? Confira em “4 destinos incríveis para conhecer na Papua Nova Guiné“.

4 – Hospitalidade melanésia

Os papuásios são pessoas extremamente receptivas, que não pensarão duas vezes em receber suas visitas dando tudo de melhor que eles tiverem. Compartilhar é algo implícito da cultura na Papua Nova Guiné, e se estende aos viajantes de outros países que chamam tanta atenção no país.
Além de dividir, os papuásios estão sempre dispostos a ajudar e garantir que os estrangeiros estejam seguros onde quer que vão.

5 – Segunda Guerra Mundial

A Papua Nova Guiné foi palco de batalha entre Australianos e Japoneses durante a Segunda Guerra Mundial, terminando com a derrota destes próximo à Port Moresby após a sangrenta campanha em Kokoda, hoje uma trilha de aventura comercial.
A ocupação Japonesa no país deixou marcas até hoje, e vários destroços de aviões, tanques de guerra, artilharia pesada, armas e túneis usados como abrigos podem ser encontrados e visitados por todo o país.

4 lugares incriveis papua nova guine
Foto: Cale McMillen (https://www.flickr.com/photos/calemcmillen/)
trilha kokoda papua nova guine
Foto: Ben Webb (https://www.flickr.com/photos/benwebboz/)

Leia mais: Quer saber mais sobre a Trilha de Kokoda? Leia mais em “A espiritual trilha de Kokoda na Papua Nova Guiné“.

6 – Praias

Impossível falar da Papua Nova Guiné sem citar as paradisíacas praias de água cristalina. A água nesta parte do mundo é tão limpa que basta encontrar um trecho do litoral ou ilha com areia clara que é criado o perfeito cartão-postal no maior estilo caribenho.
Como não há muita gente no país, as praias são bastante inexploradas e praticamente privadas!
papua nova guiné caro


4 lugares incriveis papua nova guine

7 – Birds of Paradise

A Papua Nova Guiné é famosa por ter uma fauna diferente de outras partes do mundo. Não se trata de nada perigoso como os animais na vizinha Austrália, mas sim de inúmeros exóticos pássaros que lá habitam.
Esses pássaros, conhecidos como Birds of Paradise, podem ser avistados praticamente em todo o país e apresentam cores e comportamentos muito diferentes de pássaros existentes e outras partes do mundo.

8 – Multidiversidade linguística

A Papua Nova Guiné é um dos países com maior diversidades linguística do mundo, e estima-se que mais de 800 línguas são faladas em todo território nacional.
O inglês é a língua oficial do país, mas só as poucas pessoas que vão às escolas a falam fluentemente. Na prática, cada tribo ou clan tem sua própria língua, mas o povo utiliza o Tok Pisin (uma espécie de broken english introduzido pelos alemães durante a ocupação do país) para se comunicar com outras vilas.

9 – Mergulho

Com vários pontos favoráveis em todo o território, mergulho é provavelmente o motivo que mais atrai turistas na Papua Nova Guiné, que voam para o país em busca das aclamadas águas profundas em Kavieng, Milne Bay, Madang, Kimbe e Rabaul.
O grande diferencial da Papua Nova Guiné em relação à prática do mergulho é a combinação de águas claras, diversificada fauna submarina e várias relíquias da Segunda Guerra Mundial submersas, que habitam o sonho de vários mergulhadores ao redor do mundo.
10 motivos para descobrir a papua nova guiné

10 – Hiri Moale

O Hiri Moale é uma celebração do tradicional comércio Hiri, realizado na Papua Nova Guiné desde os tempos pré-colonais até cerca de 80 anos atrás, quando os nativos de Port Moresby construíam enormes canoas e velejavam até o Golfo da Papua para fazer troca de panelas e utensílios de barro.
Hoje, além de celebrar o comércio Hiri, é também a comemoração oficial da Independência da Papua Nova Guiné, festejada todo dia 16 de setembro, e também uma vitrine de todas as diferentes culturas existentes no país, com muita dança tribal e música oriundas de todas as províncias.

hiri moale papua nova guine

hiri moale papua nova guine
Foto: Cale McMillen (https://www.flickr.com/photos/calemcmillen/)

Saiba mais: Ficou curioso com as danças e tradições artísticas na Papua Nova Guiné? Leia também “Hiri Moale: O maior festival tribal da Papua Nova Guiné“.

Post Anterior
Próximo Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »