Como pegar carona em veleiros ao redor do Mundo

Como pegar carona em veleiros ao redor do mundo: Você é um mochileiro, aventureiro, nômade, caçador de emoções, perdido pelo mundo, entusiasta, apaixonado pelo mar ou até mesmo um simples curioso que veio parar neste artigo chamado “Como pegar carona em veleiros ao redor do mundo” e deve estar se perguntando: É isso mesmo que estou lendo? Como assim é possível pegar caronas em veleiros ao redor do mundo?

A próxima imagem que deve vir à sua mente é uma cena de uma taverna cheia de piratas e corsários bebendo rum, contando histórias e procurando por tripulacão para saquear outros navios e desfrutar da glória e fama de ser um pirata temido.

como pegar carona em veleirosBastante aventureiro, não é? Bom, seria se os tempos de pirataria ainda fossem vivos, mas esta época ficou para trás há muito tempo. Fazer parte da tripulação de barcos à vela ainda é possível hoje em dia, mas tudo é bem diferente de alguns séculos atrás.

Mas tá, como “pegar carona em veleiros” funciona?

Funciona assim: Existem vários barcos à vela velejando por todos os mares imagináveis, e normalmente tripulação extra é necessária para ajudar nas tarefas do dia a dia no veleiro. Essas posições podem ser curtas ou longas, tudo depende da embarcação e rota que está sendo velejada. É aí que você, viajante intrépido e destemido, entra!

como pegar carona em veleiros

E porque caronar barcos à vela?

Porque o mar é maneiro, barcos à vela são legais, quase não poluem o ambiente e são também a melhor forma de visitar ilhas e lugares costeiros nos quais trasporte público e aviões não podem chegar. Além de viajar de forma diferente, tendo um lugar para dormir e comida, você ainda aprende muito sobre o mar e a arte de velejar.
É também uma forma de passar um bom tempo consigo mesmo e se sentir minúsculo perante à imensidão do mar!
como pegar carona em veleirosHum…e quem são essas pessoas que vão me dar carona num veleiro?

Velejar tem se tornado um esporte cada vez mais democrático com o barateamento dos custos de compra e manutenção de embarcações, e mais e mais pessoas têm se aventurado a comprar um barco à vela e sair por aí desbravando os sete mares.
Muitos capitães e/ou proprietários de veleiros são pessoas experientes que já velejam há anos, com um “pé” no mundo das velas desde novos. Há aqueles que vivem de seus barcos velejando por aí, aqueles que fazem entregas de barco em países diferentes, aqueles que trabalharam sua vida toda e resolveram velejar o mundo após a aposentadoria, aqueles que encotraram o “mapa da mina” e trocaram a vida em um apartamento por uma vida no mar, aqueles que não tem dinheiro algum mas vivem velejando graças à doações e bondade dos outros (sim, os hippies também estão no mar!) e também aqueles que não tem mais onde pôr dinheiro e querem ter um barco para zarpar por aí. Por ser democrática, a vida no mar também é bem eclética!
como pegar carona em veleirosÉ necessária experiência para caronar uma embarcação?

Experiência não é necessária, mas pode ser uma boa vantagem na hora de encontrar a carona ideal. Qualquer pequena experiência em veleiros (até de pequeno porte como em barcos laser ou hobbie cats) são bem-vindas. Entretanto alguns capitães preferem pegar uma tripulação “crua” para que assim possam ser ensinados exatamente da forma que o capitão deseja.
Experiência não é um fator fundamental para encontrar sua carona. Proatividade é!
como pegar carona em veleiros

O que é esperado de um tripulante (caroneiro) num barco à vela?

Tripulantes (você, o caroneiro) são normalmente requisitados para ajudar nas tarefas do dia a dia em uma embarcação. As atribuições incluem, mas não se limitam a, levantar e baixar velas, fazer vigias, ajudar na ancoragem, manter o barco limpo, cozinhar, pescar e ajudar em todo e qualquer tipo de reparo e imprevisto que possa surgir (acredite, eles aparecem o tempo todo!). Como o mar é um lugar muitas vezes solitário e as travessias podem ser longas, ter tripulação extra é uma forma de ter mais pessoas para interagir na embarcação.
Sobre circunstâncias normais, todo o trabalho em veleiro é bem leve e divertido, sobrando bastante tempo (as vezes até tempo demais) para ler, pescar, ler, tomar banho de sol, ler, cozinhar, ler, ficar de bobeira, ler e conversar. Eu já falei que sobra um certo tempo pra ler?

como pegar carona em veleiros

Há alguma posição remunerada em veleiros? Eu tenho que pagar pela carona?

A resposta é sim e não para as duas perguntas, entendeu?
Há vagas pagas para pessoas com muita experiência e capazes de conduzir a embarcação sozinhas. Normalmente essas pessoas são contratadas como Capitão e tem muita responsabilidade em suas costas.
Para os marinheiros de primeira viagem ou com pouca experiência, caronar é a única opção restante. Normalmente os veleiros cobram uma certa diária pela carona, que pode ir até US$50, mesmo trabalhando. Há alguns casos de pessoas que conseguiram carona inteira de graça. A explicação do custo, segundo próprios capitães, é que em um veleiros ninguém é passageiro, todos são tripulantes e precisam trabalhar, mesmo que pouco. Para isso, uma pequena quantia para cobrir gastos como comida e outros baixos custos, como óleo e gás, é necessária.
Alguns veleiros chegam a cobrar a exorbitante quantia de US$500 por semana! Na verdade este tipo de capitão está procurando pessoas para financiarem seu estilo de vida, e você será apenas um passageiro pagando caro. Não caia nessa cilada!
como pegar carona em veleiros

Como é o convívio com as outras pessoas em um barco à vela?

Imagine dividir um espaço bem limitado e que balança (e muito) com pessoas que você mal conhece por vários dias? Agora acrescente também a possibilidade de estas pessoas terem personalidades extremamente opostas à sua, hábitos e culturas diferentes e até mesmo falta de tato social em momentos de desespero. Já imaginou?
Tripular um veleiro é saber ser presente em todas as manobras de navegação e outros momentos essenciais para o bem estar de toda tripulação (como cozinhar, por exemplo) e também ser mudo e invisível quando outras pessoas precisam de seu momento de privacidade. Não há muito espaço para fugir ou correr numa embarcação, mas sempre há um lugar para cada um!
Cada pessoa tem sua própria mania e padrão de comportamento estabelecido, e o convívio no mar joga isso na cara o tempo todo. Pouca higiêne, gula, preguiça, voz alta, e falta de educação são hábitos extremamente intolerados em ambientes como um veleiro. Em contrapartida, disposição e proatividade são sempre vistos com bons olhos pelos capitães.
Um dos maiores medos dos capitães é que sua tripulação fique facilmente mareada, pois um tripulante mareado, além de não ser capaz de ajudar nas tarefas do dia a dia, ainda exige os cuidados de outro tripulante. Não-fumantes normalmente são melhores aceitos que fumantes.
Dica importante: Para aqueles com habilidades culinárias, preparar uma boa comida é sempre uma boa forma de levantar a moral da tripulação, e melhor ainda se você ainda lavar as louças depois. Faça a mulher do capitão feliz e sua vida será muito mais fácil em um barco à vela!
como pegar carona em veleirosQuais são as rotas velejadas mais comuns?

Infelizmente não é possível velejar aonde quiser e quando quiser, pois assim como carros necessitam de estrada e combustível, um veleiro necessita de vento para se locomover, e este vêm também com direção e sentido próprio (e para qualquer pessoa com um certo senso de amor próprio, velejar contra o vento nunca é uma boa idéia)! Além disso, certas rotas só podem ser navegadas em determinadas épocas do ano devido às temporadas de ciclone. Você também não vai querer velejar durante uma tempestade, vai?
Geralmente os veleiros seguem uma rota ao redor do mundo bem conhecida na comunidade marítima. Trechos bem famosos são Espanha para o Caribe, Panamá para Nova Zelândia passando pela Polinésia Francesa e outras nações no Pacífico Sul, Nova Zelândia para Indonésia passando por várias nações no Pacífico Sul, Ilha de Coco Island para África do Sul passando por Maurício e Madagascar, África do Sul para o Brasil e também várias rotas entre o Mar Mediterrâneo e o Mar Vermelho.
As rotas internacionais mais comuns bem como as melhores épocas para se velejar e também os melhores portos de saída são bem descritas na tabela (em inglês) abaixo.
como pegar carona em veleirosComo funcionam os vistos de chegada em novos países?

Via de regra, as mesmas restrições e requisitos para entrada em um novo país por via aérea também se aplicam quando se chega por veleiro, a não ser que a Imigração local tenha uma regra diferente especificada.
Quando se entra e permanece em um novo país, toda a tripulação é responsabilidade do capitão, e seu visto fica atrelado à embarcação. Se você apenas deseja ir do país A para o país B, o capitão normalmente exigirá uma passagem aérea de saída do país B antes de te aceitar como tripulante, pois assim ele terá uma garantia para a fornecer à Imigração de que você está saindo do país por conta própria, e você não será mais responsabilidade dele.
como pegar carona em veleirosE finalmente: Como eu consigo uma carona em veleiro ao redor do mundo?

Se você chegou até aqui, acha que tem aptidão para o mar e que a vida confinada com outras pessoas é pra você, saiba que ainda há muito a ser feito antes de conseguir sua carona perfeita! Basicamente exitem duas formas de fazer isso:

Online: Existem vários websites especializados em colocar potenciais tripulantes em contato com capitães/donos de veleiros. Todos eles exigem que se crie um perfil, como uma rede social, com muitas informações pessoais e experiência (comprovada ou não). Segue se abaixo uma pequena lista com algumas doas mais conhecidas plataformas:

Find a Crew: A plataforma mais famosa e talvez a mais eficiente, porém paga.
Crew Bay: A plataforma mais popular entre as gratuitas, com várias vagas de tripulação em muitos cantos do mundo.
Float Plan e 7 Knots: Outras plataformas gratuitas que têm uma boa quantidade de usuários ativos.
Sail Brasil: Site tupiniquim com muita informação sobre o mundo dos veleiros e um bom forúm para encontrar a carona em águas brasileiras
Crew.org.nz: Um fórum marítimo voltado para navegação ao redor da Nova Zelândia com uma seção para busca por tripulação e barcos à vela.
The Alternative World Sailing Community: Uma galera hippie que veleja o mundo de forma sustentável, reformando barcos por onde passam e ensinando circos e malabares para a criançada. Saca só o projeto deles neste vídeo:

Grupos no Facebook: WorldWide Sailing Network, Velejando pelo MundoVelejadores de MulticascosVelejadores de Oceano e Velejadores de Clássicos.

Grupos no Couchsurfing: Couchsailing International, Sailing Travellers, Vagabond Sailing e Boat Hitchhiking.

como pegar carona em veleiros

Pessoalmente: Definitivamente a forma mais eficiente de encontrar aquela tão desejada carona pelos sete mares!

A solução aqui é visitar as Marinas e pontos de ancoragem conhecidos por terem barcos saindo para outros portos ou países, diariamente.

  • Deixe sempre um bilhete com suas informações e suas intenções em caronar um veleiro nos murais dos escritórios das Marinas/Portos, lavanderias e cafés. Provavelmente haverão outros bilhetes lá antes do seu, basta pegar o que há de melhor em cada um e criar o seu próprio. Fotos ajudam!
  • Converse com capitães que lá estão ancorados/atracados explicando suas intenções. Muitas vezes as embarcações que lá se encontram estão fazendo rotas diferentes, mas como a comunidade marítima é pequena, um bom networking faz toda diferença entre conseguir um bacro ou não. Lembre-se de fazer amigos primeiro e pedir para fazer parte da tripulação depois.
  • Faça o maior número de contatos possível com as pessoas nas Marinas, seja chato, faça-se ser conhecido! Muitas vezes aquela conversa corriqueira com a tia da limpeza pode te abrir portas inesperadas.

O processo pode ser longo e requer muita persistência, mas é sem dúvida a melhor forma de tripular uma embarcação à vela pois você tem a chance de fazer muitos contatos dentro da comunidade marítima local e aprender cada vez mais sobre a vida no mar!
como pegar carona em veleiros

O que você está esperando para iniciar uma barata, incrível e única viagem, marujo? Velejar pode ser uma experiência transformadora, capaz de te levar a lugares em que poucas pessoas pisam e ainda te fazer presenciar pores-do-sol lindíssimos como este!
como pegar carona em veleiros

Post Anterior

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »