10 locações da Trilogia “O Senhor dos Anéis” na Nova Zelândia

Você é fã de Senhor dos Anéis ou ficou encantado com os cenários dos filmes? Com paisagens de tirar o fôlego e uma natureza praticamente intocada, Peter Jackson encontrou em seu país o cenário ideal para filmar a Trilogia de O Senhor dos Aneis, levando-nos a acreditar que a Nova Zelândia é, de fato, a Terra-Média!  Confira no post “10 locações da Trilogia O Senhor dos Anéis na Nova Zelândia”.

A Nova Zelândia foi o país escolhido por Peter Jackson, que além de ter sido o roteirista, produtor e diretor da Trilogia do Senhor dos Aneis é também neozelandês, como cenário ideal para as filmagens da Trilogia. Sua escolha não foi puramente nacionalista, mas sim pelo fato do país ter todas as características naturais contidas na épica história, tais como montanhas com picos nevados, abundância em vales, rios e florestas.

Com um orçamento de $280 milhões, a filmagem dos três filmes, que foram lançados de 2001 a 2003, foi feita simultaneamente e empregou mais de 2500 pessoas. O sucesso da produção foi tão grande que até hoje, mais de 10 anos depois do lançamento, o país continua investindo pesado no turismo local associado à imagem da Nova Zelândia (ou seria a própria Terra-Média?).

Sendo esta uma das maiores produções cinematográfica de todos os tempos, Peter Jackson e mais dois outros cineastas locais criaram o Weta Workshop em Wellington, um estúdio/workshop responsável pela pós-produção e por confeccionar todas as peças e acessórios exclusivos usados nas filmagens.

No estúdio há uma loja e museu, onde é possível ver e comprar várias das réplicas utilizadas em vários filmes, e realizar um tour guiado pelos bastidores, onde você tem a oportunidade de conhecer como são feitos todos os acessórios empregados nas superproduções.

wellington nova zelandia

10 locações trilogia senhor dos aneis nova zelandia
Se você é fã da Trilogia, ou apenas curioso, e está planejando sua viagem pela Terra-Média Nova Zelândia, essa lista com 10 locações da Trilogia O Senhor dos Anéis não pode faltar no seu roteiro!

1 – Hobbiton

A mais popular e visitada das locações é nada mais nada menos que a vila de Hobbiton, vila do Condado onde muitos hobbits vivem. A vila, que aparece logo na primeira cena do filme A Sociedade do Anel, foi criada exclusivamente para a filmagem da Trilogia, desmontada após as gravações e recriada para a produção da Trilogia O Hobbit.

Em Hobbiton é possível visitar as famosas locações como Bag’s End (mais cohecida como a casa de Bilbo), o local da festa de aniversário de Bilbo e até mesmo tomar uma cerveja artesanal local na taverna Green Dragon.

As cenas internas foram feitas em estúdio e infelizmente não é possível entrar em nenhum das casas dos Hobbits, exceto a taverna. Clique aqui para ler um artigo completo sobre Hobbiton!

hobbiton nova zelandia hobbiton nova zelandia hobbiton nova zelandia

Como chegar: Hobbiton está localizada em Matamata, uma pequena cidade a 170 km de Auckland. A única forma de visitar a vila é se pagando NZ$ 75 por um tour guiado, já que ela se encontra em uma propriedade privada.
Coordenadas GPS: 37.8581° S, 175.6814° E

2 – Montanha da Perdição (Mount Doom) e Mordor

Mordor é a Terra das Sombras, e onde vive Sauron. Lá existe a Montanha da Perdição (Mt Doom), que foi onde O Anel foi forjado e é o motivo de toda a jornada de Sam e Frodo até Mordor, além de ser o local onde Gollum morre após cair na lava quente.

O Parque Nacional de Tongariro foi escolha natural de Peter Jackson para Mordor, com o icônico vulcão Mt Ngauruhoe como Mt Doom, uma vez que a região é de origem vulcânica e apresenta uma característica rochosa e semidesértica.

O local é um dos mais procurados no país para a prática de caminhadas e trekkings, incluindo o famoso Tongariro Alpine Crossing, que é considerado um dos trekkings de um dia mais bonitos do mundo. Clique aqui para ler um artigo completo sobre Tongariro Alpine Crossing!

tongariro nova zelandia tongariro nova zelandia

Como Chegar: Tongariro National Park encontra-se no coração da Ilha Norte da Nova Zelândia, a cerca de 95 km de Taupo.
Coordenadas GPS: 39.1568° S, 175.6322° E

3 – Valfenda (Rivendell)

Rivendell é a casa de Elrond meio-elfo, e onde a comitiva, com a missão de destruir O Anel, é formada após Frodo se curar dos ferimentos causados por um dos Nazgûl no Topo do Vento.

A locação utilizada para as filmagens de Valfenda foi o Parque Regional Kaitoke, nos pés da cadeia de montanhas Rimutaka, e relativamente próxima da Capital, Wellington.

Infelizmente as casas e outras edificações que aparecem no filme A Sociedade do Anel foram filmadas usando um set temporário, miniaturas em escala e muita computação gráfica pós-produção, e tudo que há no local hoje são algumas clareiras na mata e indicações de onde os atores se posicionaram durante as filmagens das cenas.

wellington nova zelandia wellington nova zelandia

Como Chegar: Kaitoke Regional Park fica a 17 Km de Upper Hut, região metropolitana de Wellington, pela SH2 ou a 50 Km do centro da Capital.
Coordenadas GPS: 41.0571° S, 175.1944° E

4 – Dimholt Road, o caminho para a Senda dos Mortos

Dimholt Road é a estrada que Aragorn, Gimli e Legolas caminham para recrutar os mortos que assombram a Senda dos Mortos (Path of the Dead) antes da batalha por Minas Tirith em O Retorno do Rei.

Esta cena foi filmada em Putangirua Pinnacles, uma formação rochosa muito peculiar encontrada em Aorangi Forest Park, no extremo sul da Ilha Norte da Nova Zelândia.

Para se chegar ao exato local em que as cenas foram filmadas, é necessário fazer uma caminhada de aproximadamente 45min a partir do estacionamento de Putangirua.

wellington nova zelandia wellington nova zelandia

Como Chegar: Putangirua Scenic Reserve está localizada em Cape Palliser, cerca de 115 km De Wellington.
Coordenadas GPS: 41.4477° S, 175.2446° E

5 – Se escondendo do Nazgûl

Essa é uma clássica cena do primeiro filme, A Sociedade do Anel, quando Frodo, Sam, Pippin e Merry saem da estrada e têm que se esconder de um Nazgûl quando estão fugindo do Condado.

Apesar de ser o cenário ser aparentemente bem no meio da mata, esta cena foi filmada em uma das maiores cidades do país, Wellington. O local é o Mount Victoria, um dos mirantes naturais da Capital.

O acesso é feito por uma estrada de chão a partir da estrada principal que leva até o topo, e há uma placa indicando que você está na trilha certa. Infelizmente o local exato em que os hobbits se escondem embaixo do tronco não é indicado, mas não é difícil deixar a imaginação fluir e visualizar a cena sendo filmada nesta floresta!
wellington a menor e mais legal capital do mundo wellington a menor e mais legal capital do mundo

Como Chegar: Mt. Victoria é o grande morro a leste do centro de Wellington, avistado de qualquer ponto da cidade. 30min de caminhada ou 10min de carro a partir do centro te levam a essa locação.
Coordenadas GPS: 41.3013° S, 174.7887° E

6 – O Forde de Bruinen

Outra clássica cena do filme A Sociedade do Anel, quando Arwen conjura uma enchente para derrotar os Nazgûl e garantir a segurança de Aragorn e os hobbits antes de chegarem a Rivendell.

A locação em questão é o Skippers Canyon, um cânion da região de Queenstown, Ilha Sul da Nova Zelândia, e famoso por sua importância histórica como um dos mais lucrativos campos de prospecção de ouro da região, graças ao Shotover River.

10 locações trilogia senhor dos aneis nova zelandia
Crédito: Paul Schreiber (https://www.flickr.com/photos/paul/)
10 locações trilogia senhor dos aneis nova zelandia
Crédito: Paul Schreiber (https://www.flickr.com/photos/paul/)


Como Chegar
: Skippers Canyon está no final da Skippers Road, uma estrada de chão secundária a partir da estrada de acesso à estação de esqui Coronet Peak. A estrada é considerada perigosa e recomenda-se dirigir um 4×4 para chegar ao cânion.
Coordenadas GPS: 44.8468° S, 168.6823° E

7 – Gandalf cavalga para Gondor (A Sociedade do Anel)
Refugiados fogem de Rohan (As Duas Torres)
Eowyn e Aragorn têm um momento juntos (As Duas Torres)
Rohirrim são atacados por Wargs (As Duas Torres)
Aragorn vê barcos atacando Gondor (O Retorno do Rei)

O que essas cinco cenas distintas, em cinco momentos distintos, em locais geograficamente distintos na Terra-Média em três filmes distintos têm em comum? Todas foram filmadas na mesma locação!

Apesar de não parecer, todas as cenas foram filmadas a partir de diferentes ângulos de um
mesmo lugar, o Deer Park Heights, o topo de uma montanha bem próxima a Queenstown. Nas cenas é possível identificar pontos icônicos da região, como a cadeia de montanhas The Remarkables, o Lago Wakatipu e outras montanhas nas redondezas.

10 locações trilogia senhor dos aneis nova zelandia 10 locações trilogia senhor dos aneis nova zelandia 10 locações trilogia senhor dos aneis nova zelandia

Como Chegar: Infelizmente o Deer Park Heights está fechado para visitantes desde 2009, mas os cenários podem ser facilmente reconhecidos ao se explorar a região de Queenstown.
Coordenadas GPS: 45.0403° S, 168.7231° E

8 – As Argonath

Conhecidas também como “Pedras dos Reis”, as Argonath são as estátuas dos antigos reis Isildur e Anárion, localizadas em margens opostas do rio Anduin. A Comitiva do Anel, sem Gandalf, navega por elas próximo ao final do filme A Sociedade do Anel.

Mais uma cena filmada na região de Queenstown, as Argonath foram inseridas digitalmente nas margens do Rio Kawarau, um rio que drena o lago Wakatipu. O local onde a cena foi filmada fica a poucos metros do primeiro bungy jump comercial do mundo, o AJ Hackett Kawarau Bridge Bungy.

10 locações trilogia senhor dos aneis nova zelandia
Crédito: Keith Murray (https://www.flickr.com/photos/keithjmurray/)
10 locações trilogia senhor dos aneis nova zelandia
Crédito: Pursuedbybear (https://www.flickr.com/photos/pursuedbybear/)

Como Chegar: O local pode ser avistado ao se dirigir pela Gibbston Highway (SH6) que liga Queenstown a Cromwell, do lado oposto à ponte suspensa de onde se faz o bungy jump.
Coordenadas GPS: 45.0109° S, 168.8924° E

9 – Ithlien

Ithlien é onde Frodo e Sam presenciam uma batalha entre os Rangers de Gondor e os Haradrim no filme As Duas Torres, sendo capturados logo depois. É também onde Sam cozinha coelhos e vê um Oliphant.

Esta locação fica em Twelve Mile Delta, uma área com trilhas na mata e acesso ao Lago Wakatipu, na estrada que liga Queenstown a Glenorchy. Para se chegar ao exato local onde os hobbits observam a batalha, basta seguir as trilhas sinalizadas até a parte alta do pequeno vale. As outras cenas também foram filmadas nesta área.

10 locações trilogia senhor dos aneis nova zelandia

10 locações trilogia senhor dos aneis nova zelandia
Crédito: Pursuedbybear (https://www.flickr.com/photos/pursuedbybear/)

Como Chegar: Twelve Mile Delta fica a 12 km de Queenstown sentido Glenorchy na Glenorchy-Queenstown Road.
Coordenadas GPS: 45.0697° S, 168.5412° E

10 – Os Faróis de Gondor

Quem não se lembra dos Faróis de Gondor sendo acesos em uma belíssima cadeia de montanhas como mensagem de ajuda a Rohan no filme O Retorno do Rei?

A cadeia montanhosa usada no filme é a Southern Alps, que corta ao meio a Ilha Sul da Nova Zelândia, e inclui a montanha mais alta do país, Mount Cook, famosos glaciares como Franz Josef Glacier e Fox Glacier e também o Mount Gunn, um dos picos mostrados na cena.
É possível avistar o Mount Gunn do mirante de Franz Josef Glacier, mas a melhor forma de ver todas as montanhas é pagando por um vôo panorâmico na região. Confira o vídeo abaixo!
10 locações trilogia senhor dos aneis nova zelandiafranz josef fox nova zelandia

Como Chegar: A trilha para o mirante de Franz Josef Glacier pode ser acessada em um desvio da SH6, 500m ao sul da vila de Franz Josef, na Costa Oeste da Ilha Sul da Nova Zelândia. Vôos panorâmicos podem ser contratados nas vilas de Franz Josef ou Fox.
Coordenadas GPS: 43.4853° S, 170.1954° E

Post Anterior
Próximo Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »