Dunedin: Um pedaço da Escócia na Nova Zelândia

Fundada por escoceses, com uma arquitetura pra lá de europeia, vida selvagem abundante e casa da mais antiga universidade do país, Dunedin é uma cidade única na Nova Zelândia.

Dunedin (lê-se Dùn Èideann), nome gaélico escocês para Edimburgo, foi fundada em 1848 por um grupo de evangélicos escoceses, conhecidos como Free Church of Scotland, com a missão de estabelecer um povoado no sul da Nova Zelândia após o rompimento com a Igreja Escocesa em 1843.

Em 1855, então uma vila, Dunedin foi incorporada oficialmente ao país e teve seu crescimento acelerado pela descoberta de ouro na região em 1861, chegando a ser a cidade mais populosa do país em 1900. Hoje Dunedin é a segunda maior cidade da ilha sul da Nova Zelândia.

A arquitetura escocesa pode ser notada aonde quer que se vá em Dunedin, já que a idéia original era emular a capital escocesa Edimburgo. As igrejas, prefeitura, estação de trem e outros edifícios antigos carregam características arquitetônicas que remetem à Escócia.

dunedin nova zelandia

Dunedin é também a casa da Universidade de Otago, a Universidade mais antiga do país, e também da politécnica de Otago, fazendo de Dunedin uma verdadeira cidade universitária repleta de estudantes locais e de outras partes do mundo. O grande número de jovens na cidade faz também de Dunedin uma cidade com uma vida noturna bastante agitada.

Os campi universitários conciliam o que há de antigo e moderno, carregando traços da arquitetura escocesa e também construções mais sofisticadas.

dunedin nova zelandia

Além de muita história e vida universitária, Dunedin tem outras opções a oferecer:

Museus e galerias de arte

Dunedin é repleta de museus e galerias de artes como

Public Art Gallery (entrada gratuita): Uma galeria de arte inovadora no centro da cidade;

Otago Settlers Museum (entrada gratuita): Museu que conta um pouco a história da cidade e de seus primeiros imigrantes e residentes locais além da famosa galeria de velharias;

Otago Museum (admissão por doações): Excelente museu com galerias históricas, história natural e antroplogia. A galeria sobre as ilhas do pacífico sul é imperdível!

Tours

Speight’s Brewery: Uma das cervejarias mais populares do país, fazendo a alegria de muitos kiwis desde o final do século 19. Tours de 1h30min com direito a degustação de  cervejas diferentes podem ser feitos por $23.

Cadbury World: Um tour na linha de produção e degustação dos famosos chocolates Cadbury custa $14.

Estação de trem Edwardian Railway Station

A estação de trem Edwardian Railway Station é uma atração por si só devido à sua arquitetura com piso em mosaico e é considerada uma das construções mais fotografadas da Nova Zelândia, além de hospedar a feira de produtos orgânicos aos sábados.
dunedin nova zelandia dunedin nova zelandia

Baldwin Street

Com 19 graus de inclinação no trecho mais íngreme, Baldwin Street é a rua mais inclinada do mundo, pelo menos é o que o Guiness Book diz.
A rua se tornou mundialmente famosa após o título e recebe curiosos diariamente. Em fevereiro há uma competição na qual mais de 1000 atletas sobem e descem Baldwin Street e, acreditem ou não, o recorde é pouco menos do que dois minutos.

dunedin nova zelandia

Península de Otago

Para quem quer fugir da cidade e aproveitar um pouco a tranquilidade do campo, a península de Otago é a opção ideal pela proximidade a Dunedin e ser recheada de história, paisagens deslumbrantes e vida selvagem abundante.

Castelo de Larnach: O único castelo existente na Nova Zelândia, construído em 1871 pelo comerciante e político William Larnach. Tours por $29.

Royal Albatross Centre e Forte Taiaroa: Uma colônia de albatrozes, onde é possível observá-los em seu habitat natural. Próximo à colônia está o Forte Taiaroa, um bunker em ruínas com armas desativadas da segunda guerra mundial. O tour para observar os albatrozes custa $40 enquanto a visita às ruínas custa $20. O pacote com os dois tours sai por $50.

Sandfly Bay (gratuito): Uma praia deserta acessível após uma caminhada de aproximadamente 40 minutos a partir do estacionamento no final de Seal Point Road.
Esta praia é famosa pelas dunas de areia e por seus ilustres moradores, os pinguins-dos-olhos-amarelos, pinguins azuis e leões marinhos. Dependendo do horário é possível ver todos estes animais relaxando em seu habitat natural e inclusive chegar bem perto dos leões marinhos, uma vez que os pinguins são muito ariscos. Por que pagar uma fortuna em tours se é possível vê-los de graça?

dunedin nova zelandia dunedin nova zelandia

Post Anterior
Próximo Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »