O belíssimo fiorde de Milford Sound

Você sabe o que é um fiorde? Fiordes são entradas de mar entre altas montanhas e são originados devido à erosão causada pelo degelo de glaciares em direção ao oceano em regiões montanhosas frias próximas mar.

Os fiordes são muito comuns na Escandinávia, principalmente em países como Noruega e Dinamarca, mas a natureza também encontrou uma forma de criá-los na Nova Zelândia.

No sudoeste da ilha sul da Nova Zelândia está localizado o Fiordland National Park, o maior parque nacional do país com cerca de 1.260,740 hectares, repleto de uma natureza selvagem e praticamente intocada até hoje. Fiordland National Park é a casa dos fiordes na Nova Zelândia (chamados alternativamente de sounds por aqui), incluindo o magnífico Doubtful Sound e o famoso e mais acessível Milford Sound, além das trilhas de Milford Track, Routeburn Track e Kepler Track.

milford sound nova zelandia

Na lenda maori, Milford Sound (Piopiotahi em maori) foi esculpida pelo deus Tu-te-raki-whanoa, que teve a missão de dar a forma aos fiordes com sua enxada Te Hamo. Acredita-se que os maoris tenham descoberto Piopiotahi (Milford Sound) há cerca de 1000 anos atrás, onde regularmente voltavam para extrair as greenstones. Hoje, estima-se que Milford Sound recebe cerca de quase um milhão de visitantes anualmente, tornando-se o destino turístico mais visitado na Nova Zelândia.

milford sound nova zelandia

Os milhares de visitantes de todo o mundo não vão a Milford Sound por acaso. O lugar é realmente incrível! Dadas condições geográficas e climáticas favoráveis, Milford Sound tem um visual único, além de abrigar uma fauna e flora diversificada.

milford sound nova zelandia milford sound nova zelandia

Devido à sua posição geográfica e às altas montanhas de até 1800m, o nível de precipitação nos fiordes é altíssimo. Com uma média anual de 6.813mm ao longo de 182 dias por ano, Milford Sound é um dos lugares mais úmidos do país. Em dias de chuvas fortes algumas cachoeiras temporárias (algumas delas medindo até 1000m!) se formam a partir do topo das montanhas.

milford sound nova zelandia

Além da paisagem de tirar o fôlego, Milford Sound abriga também uma rica vida marinha. Golfinhos curiosos podem ser avistados constantemente nadando ao redor dos barcos e dos kayaks e focas podem ser avistadas tomando sol nas pedras. Em determinadas épocas do ano alguns pinguins turistas da Antarctica também podem ser avistados em Milford Sound.

Navegando-se pelos canais é possível chegar até o tão aguardado encontro com o Mar de Tasman. É incrível imaginar que todos esses canais navegáveis foram esculpidos pelos glaciares ao longo de milhares de anos!

milford sound nova zelandia

Os incríveis paredões de montanhas, cachoeiras, vida marinha e natureza exuberante fazem de Milford Sound, sem sombra de dúvidas, um lugar imperdível na Nova Zelândia!

milford sound nova zelandia
Créditos: Trey Ratcliff (https://www.flickr.com/photos/stuckincustoms/)

Como Chegar

Milford Sound fica no final da Highway 94, a 121 km (2h15m) de Te Anau ou 295 km (4h15m) de Queenstown.

A empresa Intercity faz o trajeto Te Anau x Milford Sound e Queenstown x Milford Sound diariamente, mas os preços podem variar de acordo com a época do ano e da antecedência da compra do bilhete.

Alternativamente existem tours bate-e-volta que incluem o ônibus mais um passeio de barco pelos canais de Milford Sound saindo de Queenstown ou Te Anau.

Quanto Custa

A única forma de explorar as belezas deste lugar é tomando um passeio de barco à partir do píer de Milford Sound ou um vôo sobre a região.

Algumas empresas como Real Journeys, Southern Discoveries, Kiwi Discoveries, Jucy Cruise e Greatsights oferecem o transporte saindo de Queenstown ou Te Anau e o passeio de barco com duração de 2h pelos canais de Milford Sound até o Mar de Tasman. A trip bate-e-volta saindo de Queenstown leva cerca de 12h e o preço varia entre $118 a $240 e depende do conforto do ônibus, tamanho do barco (quanto menor mais fácil tirar aquela tão desejada foto) e se inclui almoço ou não. Caso resolva ir a Milford Sound por conta própria, o tour pode custar de $40 a $90.

Para aqueles dispostos a gastar mais, é possível tomar um avião e sobrevoar os fiordes e ainda fazer o tour de 2h de barco nos canais de Milford Sound. Os vôos saem do aeroporto de Queenstown diariamente e custam cerca de $500 pelo pacote completo. As empresas Milford Flights, Air Milford, Real Journeys e Glenorchy Air são as mais procuradas.

Quando ir

Milford Sound recebe visitantes o ano todo, mas o acesso é suscetível ao tempo já que avalanches são constantes na região e o túnel no caminho é constantemente fechado em períodos de chuva forte. É importante checar se o túnel está liberado antes de partir caso deseje dirigir até lá.

O verão oferece os dias mais ensolarados possibilitando visualizar todas as belezas de Milford Sound, e os picos das montanhas ficam cobertos de neve no inverno, o que aumenta ainda mais a beleza natural de Milford Sound.

Penguins podem ser vistos na região de Julho a Novembro.

Onde se hospedar

Não há muitas opções de hospedagem além do Milford Sound Lodge, que oferece área de camping, trailers, hostel, cabanas e chalés de luxo, todos a preços altos. Opções de hospedagem mais baratas não faltam em Te Anau ou Queenstown.

Post Anterior
Próximo Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »