O Parque Nacional de Aoraki/Mount Cook

Localizado bem no coração da Ilha Sul da Nova Zelândia, o Parque Nacional Mount Cook é casa de paisagens de tirar o fôlego, montanhas cobertas de neve, lagos com cores incríveis, geleiras e o pico mais alto do país.

Mount Cook ou Aoraki, localizado no Parque Nacional Mount Cook, é a montanha mais alta da Nova Zelândia, medindo 3.724 metros. O primeiro europeu a avistar Aoraki foi Abel Tasman em 1642, e em 1851 o capitão John Hurt batizou a montanha de Mount Cook em homenagem a James Cook, o primeiro europeu a fazer uma viagem de circunavegação na Nova Zelândia. Em 1998 ambos nomes foram reconhecidos como oficiais, e hoje a montanha é referida como Aoraki/ Mount Cook.

Aoraki /Mount Cook é considerado um paraíso para alpinistas desde que os neozelandeses Tom Fyfe, John Michael e George Graham conseguiram chegar ao topo da montanha em 1894. De lá para cá muitos outros alpinistas de todo o mundo vêm subindo a montanha todos os anos. Não há trilhas ou tours até o topo, o único jeito de chegar lá é sendo um alpinista!
aoraki mount cook nova zelandia aoraki mount cook nova zelandia Além de um playground para alpinistas, o Parque Nacional de Mount Cook conta com mais de 140 picos acima de 2000 metros e pelo menos 72 geleiras conhecidas, as quais representam 40% dos 700 quilômetros quadrados do Parque, mas a atividade mais comum na região são as caminhadas (trekkings).

Existem diversos trekkings de curta e média duração como a Governor’s Bush Walk, Kea Point, Red Tarns e Searly Tarns Track, e também algumas de longa duração como a Hooker Valley, Mueller Hut e Ball Hut Route.
aoraki mount cook nova zelandiaaoraki mount cook nova zelandia

Apesar de ser um destino turístico muito visitado, poucas são as instalações urbanas na região. Mount Cook Village, com algumas poucas opções de acomodação além de um minimercado e o centro de informações turísitcas, é o único assentamento urbano presente.

aoraki mount cook nova zelandia
Créditos: Sebastian (https://www.flickr.com/photos/30798712@N02/)

Como chegar

Mount Cook Village e o Parque Nacional Mount Cook estão localizados nos Southern Alps na Ilha Sul da Nova Zelândia, e podem ser acessados pela SH80, uma rodovia ao longo do Lago Pukaki. A companhia de ônibus Intercity conecta Mount Cook Village a outras cidades próximas diariamente.

Onde se hospedar

As únicas opções, do mais simples ao sofisticado, estão em Mount Cook Village. Basicamente existem dois albergues, um lodge e um hotel de luxo na vila. Para aqueles que estão viajando em uma campervan, existe também um holiday park com preços mais acessíveis.

O que fazer?

Trekkings e caminhadas são as atividades mais comuns na região, além de serem todas gratuitas. Dentre as mais importantes, a Hooker Valley e Ball Hut Route se destacam:

Hooker Valley Track (Fácil, 4h ida e volta): Uma das trilhas mais populares da região, começa em Mount Cook Village e passa por 3 pontes suspensas até chegar em Hooker Lake (que se encontra congelado no inverno!) e Hooker Glacier, com lindas vistas dos mesmos.
aoraki mount cook nova zelandia

aoraki mount cook nova zelandia

Ball Hut Route (Média, 3-4h em um único sentido): Combinada com a Tasman Glacier Walk, esta trilha passa pelo Blue Lake, o mirante com vista panorâmica de Tasman Glacier e continua numa estrada de chão ao longo da geleira até a famosa cabana de Ball Hut. Não é possível visualizar a geleira de Tasman Glacier durante o trecho na estrada de chão até Ball Hut, mas uma rápida subida no morro que divide a trilha e a geleira logo abaixo oferece vistas sensasionais do vale e de Tasman Glacier!

aoraki mount cook nova zelandia

aoraki mount cook nova zelandia
Vá ao Centro de Informações Turísticas, pegue seu mapa da região e boa aventura!

Para aqueles que desejam uma experiência maior e estão dispostos a gastar, tours em pequenos barcos ao longo Tasman Glacier podem ser agendados de Setembro a Maio (uma vez que o lago congela no inverno) pela Glacier Explorer e vôos de helicópteros sobre os Alpes podem ser feitos a partir da Costa Oeste.

Post Anterior
Próximo Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »