Wellington: a pequena Capital mais legal do Mundo

Wellington é a Capital da Nova Zelândia e o segundo centro urbano mais populoso do país, ficando atrás de Auckland, com cerca de 400 mil habitantes em toda região metropolitana. A cidade é o centro político do país, e também onde estão o Parlamento, Ministério e Departamentos Governamentais.

Em 2011 a cidade foi eleita “A pequena Capital mais legal do Mundo” pelo Lonely Planet, um dos mais conceituados guias de viagem da atualidade. Esse título não é por acaso, afinal Wellington é uma cidade cheia de bons contrastes, e basta caminhar poucas horas pela cidade para entender o motivo.

O centro da cidade é como um centro de uma metrópole: largas avenidas cheias de carros e pessoas ocupadas correndo de um lado para o outro. Basta andar alguns minutos para os bairros vizinhos que a figura muda completamente: ruas calmas e com poucas pessoas, poucos carros trafegando, casas charmosas com uma arquitetura antiga e um sentimento de que se está em uma cidadezinha do interior.

wellington pequena capital mais legal do mundo

Wellington tem uma vibe diferente de qualquer outra cidade na Nova Zelândia, com muitos cafés, bares, restaurantes e uma cena artística e cultural de dar inveja a muitas outras cidades por ai. Não é difícil encontrar pessoas tocando pelas ruas, feirinhas de comida internacional, lojas alternativas, shows internacionais, e claro, muitos museus e galerias de arte com entrada gratuita.

wellington pequena capital mais legal do mundo

A cena artística é tão grande que Wellington desenvolveu sua própria indústria cinematográfica, e é referência no país e até no mundo! No bairro de Miramar estão concentradas todas as empresas de filmagens e edição, e grandes estúdios internacionais têm investido nas empresas locais para produzir seus filmes.

wellington pequena capital mais legal do mundo

Mas não só de vida urbana vive a Capital da Nova Zelândia. Além dos contrastes entre o calmo e o agitado e a cena artística/cultura, há um elemento sempre presente em Wellington: a natureza. Em toda a cidade há inúmeros parques e trilhas imersas em um verde tão intenso que te fazem esquecer que você está em uma cidade grande.

wellington pequena capital mais legal do mundo

O que fazer em Wellington

Tour nos prédios governamentais (Gratuito)

O tour guiado gratuito dura aproximadamente 1h e leva os visitantes aos prédios governamentais, como a icônica Beehive e o Parlamento. Clique aqui para maiores informações (em inglês).

wellington pequena capital mais legal do mundo

Museum of New Zealand Te Papa Tongarewa (Gratuito)

O Te Papa Tongarewa é o maior e mais completo museu da Nova Zelândia, com 6 andares de muita informação histórica, história natural, cultura Maori, geografia e galerias de arte. Também conta com uma exibição, geralmente sobre a Nova Zelândia ou Maoris, que muda periodicamente. Maiores informações em http://www.tepapa.govt.nz/

wellington pequena capital mais legal do mundo

Cuba Street (Gratuito)

É uma das mais centrais ruas da Capital, e é nela que está concentrada a maioria dos acontecimentos artísticos e culturais da cidade. Carros não são permitidos em boa parte da rua, e andar pela Cuba Street e visitar suas galerias de arte, bares, pubs, estúdios de tatuagem, lojas de vinil, livrarias e feiras de rua já é uma atração à parte!

wellington pequena capital mais legal do mundo

Weta Caves Workshop

Com o constante crescimento da cena cinematográfica de Wellington, Peter Jackson, diretor e produtor da Trilogia “O Senhor dos Anéis” e “O Hobbit”, e mais dois outros cineastas locais criaram o Weta Workshop, um estúdio/workshop responsável pela pós-produção e por confeccionar todas as peças e acessórios exclusivos usados nas filmagens de várias produções de Hollywood, como Distrito 9, Avatar, Mad Max, As Crônicas de Nárnia e as duas famosas trilogias citadas anteriormente.
No estúdio há uma loja e museu gratuito, onde é possível ver e comprar várias das réplicas utilizadas em vários filmes. Um tour guiado por $24 leva aos bastidores, onde você tem a oportunidade de conhecer como são feitos todos os acessórios empregados nas superproduções. Maiores informações em https://www.wetanz.com/.

wellington pequena capital mais legal do mundo

Cable Car

Fundado em 1902, o Cable Car é uma espécie de bondinho que leva os moradores de Wellington morro acima, desde o centro da cidade até o bairro de Kelburn. Na estação de Kelburn há um museu, que conta a história do bondinho, e o mirante de Kelburn, com uma belíssima vista da cidade.
Apesar de ser um meio de transporte, o Cable Car é um dos cartões postais da cidade e é visitado diariamente por várias pessoas. O ticket custa $4 one-way.
wellington pequena capital mais legal do mundo

Botanical Gardens (Gratuito)

Localizado na saída da estação do Cable Car em Kelburn, o Botanical Gardens é um jardim de 25 hectares com várias caminhadas entre florestas nativas, coníferas, plantas raras e ótimas vistas de Wellington. O melhor de tudo? Fica bem no meio da cidade!

Mount Victoria (Gratuito)

Mt Victoria é um morro bem próximo do centro de Wellington, onde existe um mirante no topo, com vistas de toda a Capital e seus bairros mais afastados. Existem várias trilhas para caminhadas que levam até o topo, e uma delas foi usada como locação de filmagem da trilogia “O Senhor dos Aneis”, além de diversas outras trilhas de mountain bike. O mirante também pode ser acessado de carro.

wellington pequena capital mais legal do mundo wellington pequena capital mais legal do mundo

Zealandia Sanctuary

Zealandia é um grande parque natural e santuário de vida selvagem dentro da região metropolitana de Wellington. O parque conta com pássaros raros, répteis nativos e insetos únicos vivendo em um ambiente autosuficiente e administrado por biólogos e pesquisadores locais.
Este eco-santuário se localiza a apenas 10 min do centro de Wellington e a entrada custa $17. Um shuttle leva visitantes do I-Site até Zealandia várias vezes ao dia. Para maiores informações, visite http://www.visitzealandia.com/.

Post Anterior
Próximo Post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »